28/02/2011

MENSAGEM DOS PADRES BARNABITAS

BARNABITAS: UMA ORDEN A SERVIÇO DA RAINHA DA AMAZÔNICA

Na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, coração da devoção à Rainha dos Povos da Amazônia, uma Ordem Religiosa zela pelos interessses da Virgem Padroeira: os Clérigos Regulares de São Paulo - mais conhecidos por BARNABITAS.
Quando em janeiro de 1905, Dom Francisco do Rego Maia (13° bispo do Pará) confiou aos Barnabitas a Paróquia de Nazaré, esta contava com uma igreja matriz de simplicidade quase rústica, sem estilo e já tantas vezes reformada, que mais valia pela devoção aí efervescente.
O Bispo recomendou-lhes preservar e engrandecer o estimado patriônio de fé, mas não falou em nova obra. Mas os infrutíferos reparos, a crescente afluência de fiéis e a expansão da cidade impuseram a idéia de um novo templo!
E foi assim que, em outubro de 1909, os Barnabitas levantaram uma das igrejas mais bonitas do mundo. Um século após, a 31 de maio de 2006 - encerramento do Jubileu Centenário da Arquidiocese de Belém - Dom Orani João Tempesta (9° arcebispo) concedeu-lhe o título de Santuário Mariano Arquidiocesano!



OS BARNABITAS

Os religiosos Barnabitas surgiram na Igreja em 1533, pelo entusiasmo do jovem médico e sacerdote Santo Antônio Maria Zaccaria, em Milão (Itália). Marcado pelo ardor com que pregava o Evangelho e a reforma dos costumes em seu tempo, fez da Cruz e da Eucaristia os instrumentos da sua atuação pastoral.
Hoje os Barnabitas se acham em tantos países: Albânia, Argentina, Afeganistão, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Congo, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Itália, México, Polônia e Ruanda. No Brasil, desde 1903 trabalham em Brasília, Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os Barnabitas são Sacerdotes e Irmãos coadjutores. As etapas da sua formação compreende: entrada na casa de acolhida, aspirantado, postulado, noviciado, profissão religiosa, sacerdócio.
As Irmãs Angélicas de São Paulo são o ramo feminino da mesma Família religiosa, a qual conta ainda com os Zaccarianos - casados, solteiros e jovens leigos compartilhando a comum espiritualidade do Santo Fundador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário